8 coisas de produção que aprendi sendo mãe


Ser produtora é um universo particular complexo e cheio de desafios, quando somamos a isto ao ato de ser mãe que já é complexa pela sua própria natureza potencializamos isto ainda mais. 

Aqui eu quero compartilhar com vocês 8 coisas que aprendi (e tive consciência)  sendo mãe que me ajuda ser uma melhor produtora. 

Quando me tornei mãe adquiri um olhar apurado com questões cotidianas que nunca me trouxeram muitas reflexões. Isto acontece porque questiono o tempo todo qual o impacto de tudo na vida do ser humano que trouxe para o mundo. Isto acontece com você também? 

Vamos aos 08 aprendizados que sistematizei para começarmos a conversar sobre isto? 

01_ Importância da rotina

A rotina é uma aliada quando queremos ter fluxo, organização e previsibilidade. Ela é fundamental no dia a dia dos filhos e da mesma forma é importante dentro da gestão de equipe

A rotina deixa as pessoas seguras.

8 coisas de produção que aprendi sendo mãe 1

Não podemos perder tempo redefinindo rotinas e ações quando podemos criar um ritmo claro e definido tanto para o trabalho como para as atividades do dia a dia. 

Uma coisa que não pode ser deixada de lado aqui são as necessidades. Para que a rotina seja seguida e respeitada é importante que todas as necessidades sejam atendidas com os devidos tempos e movimentos.

Quando pensamos em rotina em equipe amplia um pouco o nosso espectro do olhar para  diversas necessidades, mas eu posso afirmar que não é impossível, mesmo porque a rotina pode ser ajustada constantemente. 

02_ “lembrar de escovar os dentes”

Como mãe, este é um ensinamento que lembro dele todos os dias! 

Quando estamos na posição de liderança e gestão é importante lembrar, cobrar e conferir o trabalho das pessoas da equipe e algumas vezes dos fornecedores também. 

Estas simples ações (lembrar, cobrar e conferir) minimizam os riscos e as falhas de comunicação e entendimento no processo de produção de um projeto de evento.

E sim! A atividade de “escovar os dentes” às vezes é muito desgastante. (eu posso dizer que já lutei muito contra ela)

Agora lembre-se: Não temos os dentes da boca danificados de cáries porque tivemos uma mãe que nos lembrasse várias vezes ao dia para escovar os dentes e que durante antes segurou na nossa mão e escovou os dentes junto com a gente. Isto quer dizer que o resultado acontece e é visível.

03_ Você entendeu? repete pra mim!

Garantir que a outra pessoa entendeu o seu comando. Isto evita “brigas e desentendimentos”. 

As pessoas acham que as crianças não entendem porque não possuem repertórios, mas na verdade os adultos MUITAS vezes também não entendem e balançam a cabeça dizendo de sim. (quem nunca hein?)

Então vale conferir se a mensagem foi compreendida da forma necessária para o momento. Você pode garantir o que você falou, mas nunca se a pessoa receber a mensagem da forma como era necessária. 

04_ Fazer perguntas investigativas fora do padrão

Quando pego meus filhos na escola sempre perguntava pra eles como foi o dia e a resposta deles sempre era sempre a mesma: Foi bom! 

Isto lembro para vocês conversas de elevador ? Pra mim parece muito. 

Para perguntas genéricas temos respostas genéricas.

Se você quer uma resposta detalhada e específica comece o movimento da comunicação com uma pergunta mais elaborada e mais específica. 

Na produção não precisamos de respostas específicas e detalhadas, e este exercício constante das perguntas muda o ritmo da comunicação interna entre a equipe. 

05_ Equilíbrio entre todas as atividades. (nada em excesso)

Não dá para só comer doce… ou ficar vendo TV… ou passar o dia na piscina… Uma criança precisa de equilíbrio entre as atividades para se desenvolver e aprender tudo para o futuro e crescimento. 

Tem de comer tudo, brincar e descansar, o momento social e o momento individual.. 

Nossa equipe de produção também precisa disso. 

Se nossa atenção está apenas em um lugar, os outros lugares atrofiam. 

Este item vai de encontro com outro item acima que é a construção de rotina. 

Entendem a importância disso? Todas as coisas dentro do nosso sistema de produção tem sua devida importância e merece atenção equivalente para que tudo esteja perfeito no tempo e na hora que precisamos. 

06_ Detalhar e simplificar

Crianças precisam de detalhes para entender todo o contexto e ao mesmo tempo que seja simples e acessível. 

Isto é familiar no ambiente de trabalho? Precisa desenhar?

Um bom produtor precisa ter uma comunicação clara e fluída com todos que estão em contato com ele dentro de um trabalho.

Muitas vezes somos inseridos em equipes que alguns membros para demonstrar valor eles usam de expressões estrangeiras ou com o português muito complicado para demonstrar “superioridade” em relação a conhecimento e processo. 

E olha uma coisa mágica que as crianças trazem… Falar difícil não importa. Importa se a comunicação que está estabelecendo é real e clara. 

Na produção precisamos de equipes conectadas, complementares, cúmplices e unidas. A comunicação é a liga entre isto tudo. 

Seja simples, claro, direto e acima de tudo acessível. 

07_ Organização traz calma e foco

Este fato muda totalmente a brincadeira da criança. É a diferença entre brincadeira e baderna. 

8 coisas de produção que aprendi sendo mãe 7

Quando os brinquedos estão organizados a criança consegue encontrar o que precisa e desenvolver as atividades lúdicas de cada brincadeira, ele aproveita.

Quando os brinquedos estão com cada peça para cada lado, aquela brincadeira não fica completa e passa a ser apenas uma bagunça. 

No trabalho de produção a falta de organização gera uma sensação de estarmos perdidos, perdendo tempo e batendo cabeça. 

Quando TUDO tem seu lugar, nossa energia passa a ser em resolver o que precisa (o que somos boas) e não em encontrar coisas e informação. 

O tempo é um bem precioso, impalpável e que realmente faz diferença na nossa vida, precisamos respeitar e cuidar dele com respeito e atenção. 

A organização, pra mim, é uma forma de respeitar e otimizar o tempo para aquilo que realmente importa. 

08_ Ser o exemplo sempre (e não faça o que eu falo)

Uma criança aprende com a relação de espelho. Ela é uma esponja de comportamentos. 

8 coisas de produção que aprendi sendo mãe 8

Algumas vezes eu me deparo com coisas que não gosto muito em mim e vejo meus filhos replicando isso. Quando tenho essa consciência, eu logo penso. O que vou fazer para mudar isto em mim, como mãe, antes de corrigir os meus filhos. 

Em uma estrutura de equipe a mesma coisa acontece com muita frequência e o que normalmente é feito é responsabilizar outra pessoa ou trocar integrantes da equipe. 

O clima estrutural do projeto que estamos em produção é reflexo de como lidamos com as outras pessoas e como lideramos as atividades e a informação. 

Não adianta falar para o outro fazer alguma coisa que você não faz. Você não pratica aquilo que quer inserir como elemento cultural de trabalho. 

O primeiro passo é o seu, sempre! 

Estas dicas fizeram sentido para você? 

8 coisas de produção que aprendi sendo mãe

por Sabrina Del Bianco tempo de leitura: 5 min