maio
13
sexta-feira


Dias da atividade
13/05/2022 a 15/05/2022

Horários
Live de abertura - 02 de abril | 19:00hs

Seleção de Grupos de leitura - de 02 a 10 de abril

Feira Literária com encontro de bibliófilos e oficinas - 13, 14 e 15 de maio | 14:00 às 19:00hs

Beco de Palavras – sebo, trocas e conexões


Categoria: Evento na praça

Nível: Livre

O quê

“BECO DE PALAVRAS” É UMA FEIRA LITERÁRIA COM ENCONTROS DE BIBLIÓFILOS, OFICINAS E MUITO MAIS.

SÃO ATIVIDADES E INTERAÇÕES ENTRE OS AMANTES DE LIVROS QUE VAI ACONTECER NO COLETIVO CENTOPEIA ENTRE OS DIAS 13, 14 E 15 DE MAIO.

A leitura oferece inúmeros benefícios ao cérebro e é uma grande fonte de estímulo para a criatividade, conhecimento, senso crítico, ou seja, uma série de contribuições que ajudam na formação de ideias. O Coletivo desde que entrou em parceria com o Instituto Bacae, recebe constantemente exemplares, e com o intuito de incentivar àqueles que apreciam o universo dos livros, o Sebo Bacae + Centopeia realizam o projeto “Beco das Palavras”, que contará com programações gratuitas, como: Oficinas, feira, discussões, roda de conversa, encontro entre bibliófilos e pessoas de todas as idades interessadas no assunto.

A Live de abertura para apresentação das atividades será no dia 2 de abril on-line, pelo Youtube @coletivocentopeia, e do dia 13 ao dia 15 as atividades acontecem presencialmente, no Coletivo Centopeia e na praça em frente, localizado setor sul, em Goiânia.

O programa além de falar sobre livros, tem o objetivo de promover uma troca de experiências, gerar conversas que proponham variadas perspectivas e conexões entre os componentes.

 

EVENTOS E AÇÕES:

LIVE DE ABERTURA

Data: 02 de abril de 2022 – 19:00h às 20:00h

Local: Online no youtube: @coletivocentopeia

Apresentação de toda a programação, atividades e formas de participar, e Leitura dramática com Carol Schmid (@carol.schmid), Mel Gonçalves (@mel_goncalves_atriz) e Data Larissa (@dayaatriz)

E também a abertura do edital para Seleção de Grupos de Leitura a usarem o espaço do Coletivo Centopeia para seus encontros.

 

EDITAL SELEÇÃO DE GRUPOS DE LEITURA

Juntamente da Live de abertura será aberto também o edital para a Seleção de Grupos de Leitura com encontros semanais ou quinzenais a acontecerem no espaço do Centopeia.

Mais informações e Inscrições aqui

 

BECO DAS PALAVRAS – FEIRA LITERÁRIA COM ENCONTRO DE BIBLIÓFILOS E OFICINAS

Data: 13, 14 e 15/05 – 14:00h às 19:00h

Local: Coletivo Centopeia / e na pracinha cora coralina, aqui em frente

 

FEIRA LITERÁRIA

A Feira literária acontecerá presencialmente com:
– troca de livros usados
– venda de livros usados e novos
– doação de livros para o sebo
– “adoção” de livros

Quer fazer parte da feira como expositor, inscreva-se aqui 

 

ENCONTRO DE BIBLIÓFILOS

14/05, sábado, às 15h e às 17h
15/05, domingo, às 16h 

Nele, três obras literárias (um clássico, um livro contemporâneo e o livro “Agora eu te amo”, da goiana Larissa Mundim), presentes no Sebo do Bacae e Centopeia, serão objetos de discussão entre bibliófilos, mas não só: qualquer pessoa interessada em literatura poderá participar.

Para participar, é só chegar no espaço do Coletivo Centopeia e se juntar a João Moreno e Wigvan, ministrantes do encontro, que será presencial.

As três obras serão escolhidas por votação, através das redes sociais, a partir da pré-seleção dos ministrantes, que levaram em consideração a disponibilidade no sebo, a acessibilidade e a notoriedade.

Dentro de sua exposição, os ministrantes irão ressaltar 1) o contexto histórico da publicação da obra; 2) características e estilo de escrita do autor; 3) influências do autor e da obra, no mundo literário; 4) enredo; 5) personagens; 6) opiniões sobre a trama.

Os participantes serão estimulados a dar a sua contribuição, com apontamentos, opiniões e a leitura de trechos, dos livros selecionados, se assim o quiserem.

Ao final, os participantes receberão uma ficha, sobre a qual poderão dar a sua opinião sobre o ‘Encontro’, fazer críticas e sugerir melhorias.}

A atividade disponibilizará certificados.

 

SARAU LITERÁRIO

Ao final deste maravilhoso final de semana, teremos um Sarau Literário, a ser realizado presencialmente no último dia da feira, com palco aberto à participação voluntária do público presente.

 

OFICINAS

OFICINA 1: “Escrita de Poesias para mulheres” com Mel Gonçalves.

Data: 14/05 – 14:00h às 18:00h
Local: presencialmente no Coletivo Centopeia

OFICINA 2: “Processos de escrita criativa” com Pilar Bu.

Data: 15/05 – 14:00h às 18:00h
Local: presencialmente no Coletivo Centopeia

inscrições para as oficinas aqui


Oficina “Escrita de Poesias para mulheres”

Mini bio Mel Gonçalves:

Atriz de teatro e audiovisual, poetisa, roteirista, produtora cultural, performer, autora, instrutora de teatro, palestrante, karateca, culinarista. Pesquisadora de Artes Dramáticas no Corpo Cênico da Escola do Futuro em Artes Basileu França. Coordena o Projeto Entre Coisas e o Sarau Negritude Viva.

Sinopse:

A poesia em si é uma arte, um exercício criativo que  desperta nossas emoções, nos traz lembranças de histórias já vividas e desperta-nos desejos de outras vivências. A poesia é mansidão mas também pode ser catarse, libertação, seja para quem lê e/ou para quem escreve. Nesta oficina de escrita teremos poesias feitas por mulheres e para mulheres cis e trans, com poesia e amor, para falar , para ouvir, estimular sua criatividade/liberdade; para criar e se auto-criar, para doar e receber afeto, afago, alegria, poesia enfim, vida.


Oficina “Processos de escrita criativa”

Mini bio Pilar Bu:

Pilar Bu (Sul do Equador, 1983) é poeta, leoa, sereia, mãe felina de 4 gatos e de um lobo. Doutoranda em Teoria Literária na Unicamp e Mestra em Estudos Literários pela UFG. É professora e pesquisadora em literatura. Como poeta é autora de Bruxisma (2019: Urutau) e Ultraviolenta (2017: Kotter), além de ter contribuído em revistas eletrônicas e antologias. Fundadora e mediadora do Leia Mulheres Goiânia e ex-mediadora do Leia Mulheres Osasco. Participa dos grupos de pesquisa Pulsão de Ficção e Ursuliñas. Acredita na força do superlativo e na troca de pele da serpente.

Sinopse:

Nesta oficina, Pilar Bu vai falar de seu processo de escrita e compartilhar ferramentas de pesquisa e técnicas de motivação para criação de rotina de escrita, através de processos de experimentação.

 


Regulamento / forma de participação nas oficinas:

> Inscrições gratuitas por meio de formulário on-line, contendo campos de preenchimento de dados e regulamento, com link disponibilizado nos canais de divulgação do projeto;

> Poderão se inscrever adultos a partir de 18 anos;

> O participante receberá certificado ao participar de toda a oficina;

> 20 vagas para cada oficina;

Carregar conteúdo

Quem

Centopeia + Bacae

Este projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, CONCURSO N.o 13/2021 SECULT GO – LETRAS – LEI ALDIR BLANC 2021 da Secretaria de Estado de Cultura – Governo de Goiás / Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal.

Carregar conteúdo

Onde

Coletivo Centopeia

Mais infos

Assista a live de abertura aqui

Veja e edital e Inscreva seu grupo de leitura aqui

Quer fazer parte da feira como expositor, inscreva-se aqui 

Inscrição nas oficinas aqui

Encontro de bibliófilo, inscrições na hora.

Para participar, é só chegar no espaço do Coletivo Centopeia e se juntar, que será presencial.

Fazer inscrição