Teoria U

Tipo de atividade: Quiprocó

Lotação máxima: 18 vagas

Este atividade já aconteceu.

Receba um email avisando quando uma nova edição for programada e garanta um desconto especial.

Válido para os primeiros 10 interessados.

Nova edição: me avise

Fique tranquilo(a)

Você será avisado(a) em primeira mão quando uma nova edição desta atividade for agendada e ainda garante um desconto extra.
Válido para os primeiros 10 interessados.

Ficha técnica

  • Dias da atividade:
  • 19 e 26 de setembro, 2016
  • 3, 17 e 10 de outubro, 2016

  • Carga horária:
Icone local
Local:
Centopeia – Sala 94

Abrir no Google Maps Abre em nova janela
  • Daniela Saraiva Santos Expandir texto

    Curriculo – Daniela Saraiva Santos

    Daniela Saraiva Santos tem 15 anos de experiência nacional e internacional trabalhando com os setores sem fins lucrativos e privado. Ela começou sua carreira na defesa dos direitos humanos e com os mecanismos internacionais de proteção dos direitos humanos, proporcionando formação e apoio às ONG no norte do Brasil.

    Daniela foi assistente ao Relator Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão de Direitos Humanos, em Genebra. Na Califórnia, ela trabalhou como organizadora comunitário, conduzindo uma campanha de reforma da imigração e articulando melhorias escolares em Bairros Latino da cidade de San Jose. Daniela também trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) no Brasil, atendendo clientes corporativos como Instituto Avon, Votorantin Metais. Em seguida, ela atuou como Gerente de Programas de WINGS - Worldwide Initiative for Grantmaker Support, apoiando a estruturação da organização no Brasil.

    Ela tem uma sólida experiência como gerente de projetos, desenvolvimento comunitário, articulação e desenvolvimento de lideranças e, mais recentemente, com a facilitação de grupo usando diferentes abordagens: tais como Theoria U, democracia profunda, Ambiente de Pensar (Thinking Environment) e círculos de diálogo

    Fechar

Mais informações

A Teoria U é um conjunto de teorias, ferramentas e práticas que podem auxiliar os líderes a enfrentarem os problemas atuais, não apenas intelectualmente, mas através de ações que gerem inovação. A teoria U pode auxiliar líderes a melhorarem sua capacidade de compreender e ajudar além de gerar habilidades para lidar com diferentes desafios.

Vivemos em uma época de mudança disruptivas. Como ativar a nossa capacidade de adaptar-se para o futuro emergente é o mais importante desafio da liderança do nosso tempo. Como você cultiva a curiosidade, compaixão e coragem em face do preconceito, raiva e medo?

Este curso é uma introdução a um método chamado Teoria U, desenvolvido no MIT, par ate emponderar a liderar essa mudança em contextos de negócios, do governo e da sociedade civil em todo o mundo.

É um curso gratuito oferecido pela Plataforma EDX, que tem com pré-requisito para este curso é 15.671.0x u.lab, uma visão geral introdutória - que você pode completar em apenas 90 minutos. A intridução irá ajudá-lo a aplicar o método Teoria U para uma questão que interessa a você e sua comunidade.

Junte-se a nós do Coletivo que iremos formar um hub para aprofundar esse caminho de aprendizagem e sermos co-pioneiros nessa novas abordagens para lidar com os mais importantes desafios sociais e ambientais de hoje, usando um método de conscientização baseado na mudança de sistemas (system change).

Para mim entrar em contato com a Teoria U me abriu novas possibilidades para trabalhar e lideraar mudanças em mim, na minha comunidade e em sistemas que atuo. A teoria U é um arquétipo que usamos para desenhar e conduzir profundos processos de aprendizado e mudanças coletivo.


Objetivo
O conhecimento de liderança que mais importa: o auto-conhecimento
Capacidades de escuta profunda, observação precisa e diálogo
Práticas para a criação de inovações institucionais que geram bem-estar na sociedade

Conteúdo Programático
Funciona como uma espécie de passo-a-passo, com sete etapas definidas:

  • Suspender
  • Redirecionar
  • Deixar ir
  • Estar presente
  • Deixar vir
  • Decretar a lei
  • Incorporar

Todas essas etapas fazem parte de uma jornada com começo, meio e fim, que completa o formato de um “U”, daí o nome.