Mindset Digital e Propósito de Marca

Tipo de atividade: Curso Nível: Iniciante, intermediario ou avançado

Lotação máxima: 22 vagas

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Ficha técnica

  • Dias da atividade:
  • 9, 10 e 11 de junho, 2017

  • Carga horária:
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Local:
Centopeia – Sala 94

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  • Vinícius Melo
    Fundador e diretor de estratégia da COLONY Expandir texto

    Curriculo – Vinícius Melo

    Com formação em TI e MBA em gestão empresarial pela FGV, Vinicius Melo trabalha com gerência de projetos desde 1998, para empresas de todos os segmentos, de ONGs a multinacionais. Como empreendedor foi sócio de duas agências digitais, trabalhando para clientes como Coca-Cola, Nokia, Intelig, Globosat, Fox, em projetos digital e de redes sociais.

    Mais recentemente atuou como líder de projetos digitais para Reckitt Benckiser, Amil, Loreal, Boticário e Turner, na PONG Dynasty (Cubocc). Trabalhou ainda nas agências SantaClara e DM9, integrando projetos On e Off focados em interatividade e inovação.

    Atualmente é fundador e diretor de estratégia da COLONY – Social Branding, agência de planejamento e estratégia para redes sociais.

    Portifolio pessoal: www.vmelo.com.br (projetos para agências)
    Trajetória profissional: www.linkedin.com/viniciusmelo1

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Mais informações

A cultura digital transformou a forma como marcas, profissionais, consumidores e prestadores de serviço se relacionam. A construção de uma marca demanda um propósito claro e para isso é preciso ter o mindset ajustado para entender a atuar nesse cenário de aprendizado e transformação contínua.

Este curso irá preparar seu pensamento para planejar e manter uma estratégia digital que favoreça a construção de marca, através da conceituação de campanhas de comunicação que tenham como base a essência da marca (brand essence, posicionamento, DNA de marca) e como discurso o seu propósito (brand purpose).

Vivemos um momento em que os consumidores buscam argumentos e referências emocionais para embasar suas escolhas. Os atributos funcionais de um produto ou serviço tornaram-¬se comodities e são considerados como secundários, apesar de importantes.

Nesse ambiente é preciso não só replicar o posicionamento de uma marca. Você irá entender como adequá¬-lo às plataformas digitais, respeitando o DNA da marca, tom de voz, políticas corporativas e de mercado, sem deixar de ser criativo, dialogar e ouvir as necessidades de seu público.


Conteúdo Programático:

Mercado de comunicação no Brasil
· Como funciona o departamento de marketing nas empresas e qual o perfil dos profissionais;
· Como estão estruturadas as agências de publicidade e qual seu modelo de negócio;
· Como operam os veículos de comunicação “tradicionais” – rádio, TV, jornal e revista;
· Mídias tradicionais – investimento x alcance;
· Mídia digital – Paid. Earned. Owned.

A era digital:
· O mercado Mad Men (pré-digital) x o mercado atual (pós-digital);
· A comunicação tradicional (dita “off-line”) e suas limitações;
· A complexidade do ambiente digital e a necessidade de ouvir, entender, engajar e mensurar, agir e responder a demandas;
· A entrada das consultorias no mercado de comunicação – por quê?

Estratégia:
· Conceituação de planejamento;
· Definição de branding;
· Branding como base da comunicação (essência de marca);
· O digital como entrega apartada da estratégia global – causa e consequências;
· O mercado digital no Brasil: números e tendências;
· Perfil e comportamento do brasileiro – uma visão macro de como utilizamos canais, ferramentas e motivações sobre as marcas.

Mindset:
· Definição e implicações para o profissional de marketing digital;
· Aculturamento digital – mudança de padrão mental;
· Digital como mídia vs digital como branding (construção de marca);
· Propósito de marca – valores de marca e identidades sociais;
· Golden circle – Descubra o porquê de sua marca;
· Neuromarketing – overview e possibilidades.


Público Alvo:

Empreendedores de todos os mercados; profissionais de marketing: gestores, planejadores, jornalistas, criativos e profissionais de atendimento. É também indicado para fundadores e profissionais de startups que precisem mais bem compreender a integração das tecnologias com o marketing digital, sem abrir mão das inovações em redes sociais, definindo a melhor forma de comunicação para os seus negócios.