Golden Grids

Tipo de atividade: Curso Nível: Iniciante

Este atividade já aconteceu.

Receba um email avisando quando uma nova edição for programada e garanta um desconto especial.

Válido para os primeiros 10 interessados.

Nova edição: me avise

Fique tranquilo(a)

Você será avisado(a) em primeira mão quando uma nova edição desta atividade for agendada e ainda garante um desconto extra.
Válido para os primeiros 10 interessados.

Ficha técnica

  • Dias da atividade:
  • 28 de setembro, 2014

  • Carga horária:
Icone local
Local:
Centopeia antigo

Abrir no Google Maps Abre em nova janela
  • Victor Guerra
    Instrutor na Empresa Golden Grids Expandir texto

    Curriculo – Victor Guerra

    Designer visual e estrategista graduado em Programação Visual pela Universidade de Brasília — UnB e experiência de 14 anos no mercado de design, publicidade e ensino. Fascinado pelas leis naturais do espaço, começou seus estudos sobre o assunto na universidade e deu continuidade por meio da Filosofia à Maneira Clássica em Nova Acrópole, onde encontra embasamento humanista e ricamente simbólico para o tema.

    Fechar

Confira como foi

Mais informações

O curso aborda conceitos essenciais da criação e uso de grids e técnicas geométricas aplicadas ao design gráfico. O espaço bidimensional é o terreno natural da comunicação visual e não pode ser ignorado. Logo, o designer só possui duas opções diante do espaço: entendê-lo e dominá-lo ou ignorá-lo e estar sujeito a ele. Os grids são ferramentas poderosas e flexíveis de ordenar conscientemente o espaço possibilitando alcançar resultados previamente imaginados. O curso busca ampliar a capacidade de compreender o espaço, de ampliar a capacidade imaginativa, de aumentar a resolução de um projeto gráfico, tornando-o mais minucioso, eficiente, eficaz e consistente.

Conteúdo programático

CONTEÚDO DA AULA

Por que, quando e como usar grids?
Natureza: Fonte de conhecimento, funcionamento analógico.
Observação, exercício e aplicação
O Universo é mental: visão guia a ação
Criação por Três Mundos, criação estratégica: identificação da necessidade e essência, universo simbólico e construção de formas correspondentes
Geometria Universal básica: formas e proporções elementais
Dissecação de espécimes: observação de grids em composições prontas
Técnicas de ordenação do espaço: retângulos raiz, diagrama de Villard de Honnecourt, passo-a-passo para projetos editoriais
Algumas técnicas para trabalhar com grids no Adobe Illustrator, Adobe InDesign e Adobe Photoshop
Visão: Compreendemos que técnicas são importantes, o saber fazer possibilita que as idéias sejam executadas com cada vez maior eficiência. Porém, o saber pensar estrutura os atos humanos, dando-lhes sentido e importância, gerando soluções mais adequadas às necessidades humanas e mais harmônicas com seu entorno e conferindo maior objetividade. Desta forma, o curso também aborda conceitos filosóficos e naturais a respeito do processo criativo, da estética humana e natural, das responsabilidades dos criadores e do significado das formas.
Compreendemos que a Natureza enquanto sistema contém o ser humano. Portanto, as respostas para os problemas práticos e metapráticos do ser humano podem ser encontradas na Natureza, uma vez que as leis do conjunto atuam sobre o seu conteúdo. Por tal comportamento analógico da Natureza, é possível aprender design por meio da compreensão de quaisquer fenômenos naturais.